Sábado – Pense por si

Novavax, a empresa que ganhou 1,4 mil milhões de Trump para fazer a vacina da Covid-19

Diogo Camilo
Diogo Camilo 17 de julho de 2020 às 07:00

A empresa norte-americana tem 33 anos de existência, esteve à beira da falência no ano passado e nunca conseguiu produzir uma vacina que chegasse ao mercado. Mesmo assim, conseguiu convencer Trump a dar-lhe a maior fatia do dinheiro destinado a desenvolver a cura para o novo coronavírus.

A empresa é norte-americana, mas os testes começaram na Austrália. O objetivo é criar uma vacina, mas a empresa em causa nunca colocou um mercado. Mesmo assim, a Novavax, com instalações no estado de Maryland, já fechou um acordo que dá aos EUA as primeiras 100 milhões de doses de uma futura vacina para a Covid-19 até ao final de 2020. Em troca recebe 1,4 mil mihões de euros, o maior valor dado por Donald Trump entre todas as 14 candidatas da "Operação Warp Speed", criada em maio para acelerar o desenvolvimento e distribuição de uma cura para o novo coronavírus. O que explica um investimento tão grande em algo que no ano passado esteve à beira da falência?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.