
HKU5-CoV-2. Foi descoberto um novo coronavírus - e as bolsas sentiram
Investigação assinala que o risco de emergência em populações humanas não deve ser exagerado.
Investigação assinala que o risco de emergência em populações humanas não deve ser exagerado.
"Numa altura em que a variante Ómicron está a espalhar-se rapidamente, e em que precisamos de intensificar a vacinação e a administração de doses de reforço, estou particularmente satisfeita com a autorização de hoje da vacina Novavax", comentou a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Novavax. É a quinta vacina aprovada para administração na União Europeia.
Esta é primeira vacina concebida a partir de proteínas que desencadeiam uma resposta imunitária a ser autorizada pela OMS e a nona contra a covid-19 aprovada pela organização.
Sprays nasais, pensos adesivos com microagulhas – mas que não doem ao aplicar. Estas serão as novas armas contra a Covid e podem chegar já em 2022.
O anúncio faz parte de uma estratégia para trabalhar em doses de reforço específicas para variantes preocupantes.
Caso a vacina da farmacêutica norte-americana receba a "luz verde" do regulador, será a quinta autorizada para a União Europeia.
Em abril, DGS e task-force previam a chegada de 733 mil doses da Curevac e cerca de 350 mil da Novavax para o segundo trimestre deste ano. Vacinas estão em análise no regulador europeu desde fevereiro.
Como era impossível medir todos os tipos de defesas à covid-19 que o nosso corpo tem, farmacêuticas mediram a eficácia de vacinas através do número de vacinados que ficaram infetados. Agora, com toda a informação disponível, surgem novas formas de perceber se e quanta eficácia uma nova vacina tem.
Resultados promissores nos mais recentes ensaios clínicos à vacina aceleram entrada na fase final dos estudos.
Portugal diz que vacina "tem condições para ser utilizada" e opta por uma abordagem diferente à que tinha sido feita à vacina da AstraZeneca. Ministra da Saúde garantiu que maiores de 60 anos receberão pelo menos uma dose da vacina até ao final do mês de maio.
Das quatro vacinas aprovadas foram comunicados 284.664 casos em 100 milhões de vacinas administradas.
Antes da suspensão das entregas, as autoridades portuguesas esperavam receber, até final deste mês, um total de 86.400 doses desta vacina de toma única.
A Agência Europeia de Medicamentos indicou uma "possível ligação" entre a vacina da farmacêutica AstraZeneca e "casos muito raros" de formação de coágulos sanguíneos.
Tão pouco há indícios de que cause um maior número de casos graves e seja mais difícil de diagnosticar, afirmou a responsável da unidade técnica anticovid da organização.
A Comissão Europeia concluiu esta segunda-feira as conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19.