Sábado – Pense por si

Nobel da Física atribuído a Alains Aspect, John F. Klauser e Anton Zeilinger

Diogo Barreto
Diogo Barreto 04 de outubro de 2022 às 10:51
As mais lidas

O prémio foi atribuído a projetos de descobertas no campo da mecânica quântica.

O prémio Nobel da Física 2022 foi atribuído aos cientistas Alains Aspect, John F. Klauser e Anton Zeilinger, por "experiências com fotões interligados" e por avanços na "ciência da informação quântica".

Nobel

O prémio foi atribuído a projetos de descobertas no campo da mecânica quântica, explicou a Real Academia Sueca de Ciências. Na conferência de imprensa que acompanhou a atribuição do prémio, Eva Olsson, do Comité Nobel para a Física, explicou que a "ciência de informação quântica é um desenvolvimento rápido e vibrante que abriu portas para outro mundo e que abanou toda a fundação de como interpretamos medições".

Eva Olson adiantou que enquanto os físicos muitas vezes abordam problemas que parecem à primeira vista estar longe das preocupações do dia-a-dia - partículas minúsculas e os vastos mistérios do espaço e do tempo - a sua pesquisa fornece as bases para muitas aplicações práticas da ciência.

Esta mecânica complexa, e que por vezes desafia a lógica, cujo estudo foi agora premiado foi prevista pela teoria quântica, mas nem Albert Einstein acreditava nisso, na existência de duas partículas unidas no início, como gémeos, que podem manter a marca do seu passado comum e ter um comportamento semelhante e coordenado, à distância.

Afiliado à Universidade Francesa de Paris-Saclay, Alain Aspect tem 75 anos, enquanto John Clauser tem 79 anos e Anton Zeilinger, da Universidade de Viena, tem 77 anos.

Os três cientistas vão dividir um prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de 900 mil euros).

Em 2021, Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi receberam o prémio Nobel da Física "pelas contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos", tal como as alterações climáticas e o aquecimento global.

O anúncio do prémio de Física segue-se ao da Medicina, atribuído na segunda-feira ao sueco Svante Pääbo pelos seus estudos sobre evolução humana, e nos próximos dias serão conhecidos os de Química, Literatura, da Paz e Economia.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros).

Entre os laureados com o Nobel da Física contam-se Albert Einstein, Max Planck, Pierre e Marie Currie.

Tópicos Nobel Física
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.