Um estudo pioneiro que analisou rios de 72 países encontrou índices elevados da presença de antibióticos. O rio Kirtankhola no Bangladesh é o mais poluído com estes medicamentos.
Muitos rios mundiais estão inundados de antibióticos
Um estudo massivo e pioneiro que analisou rios de 72 países espalhados pelo mundo concluiu que muitos estão carregados de antibióticos: 66% destes medicamentos encontrados em 711 locais examinados. A maioria dos rios poluídos localiza-se na Ásia e África, com o rio Kirtankhola no Bangladesh a ser o mais poluído com estes medicamentos da amostra.
Não obstante um terço dos locais analisados durante o ano passado não terem níveis de antibióticos detetáveis, 66% - 470 locais – testaram positivo para pelo menos 14 tipos diferentes de antibióticos. Quase 16% (ou 111 locais) continham quantidades consideradas perigosas, fundamentadas na escala da AMR Industry Alliance, uma coligação farmacêutica e biotecnológica. A companhia criou a escala com base nos níveis que não matam as algas no ambiente ou promovem resistência ao matarem bactérias.
"Penso que ninguém estava à espera do grau de concentrações que vimos. Foi um abrir de olhos", comentou com a Science News o químico ambiental Alistair Boxall da University of York em Inglaterra, que conduziu o estudo com o colega John Wilkinson.
Para completarem a investigação, os cientistas pediram auxílio a colegas de vários pontos do mundo, a quem enviarem kits de recolha de amostras, que procuraram 61 drogas diferentes nos rios. "Em última instância, seria bom recolher amostras de todos os rios do mundo", almeja Boxall.
<blockquote class="embedly-card"><h4><a href="https://www.sabado.pt/ciencia---saude/detalhe/como-as-bacterias-aprendem-a-resistir-aos-antibioticos">Como as bactérias aprendem a resistir aos antibióticos</a></h4><p>A maioria das bactérias prejudiciais praticamente mortas podem por vezes ser "ressuscitadas" como células resistentes a antibióticos, concluiu um novo estudo publicado em maio na revista Science . Os autores observaram o processo nas células da bactéria E. coli.</p></blockquote> <script async src="//cdn.embedly.com/widgets/platform.js" charset="UTF-8"></script>
Altas concentrações de antibióticos foram encontradas em rios de Accra, Gana, Nairobi, Kenya, Paquistão, Lagos, Nigéria, Israel, entre outros. O mais contaminado na Europa é o Danúbio na Áustria. Nos EUA, o mais poluído é o North Liberty no Iowa, que fica perto de matadouros.
O antibiótico mais encontrado nos rios foi o Trimetoprim, usado para tratar infeções urinárias, que apareceu em 43% dos locais analisados.
Os investigadores esperam que o seu trabalho leve a medidas políticas mundiais que combatam a poluição de antibióticos.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.