Do total, 11% foram destruídos por serem de risco elevado, falsificados ou suspeitos de falsificação
As autoridades portuguesas interceptaram mais de 460 mil unidades de medicamentos a circular ilegalmente em 2016, dos quais 11% foram destruídos por serem de risco elevado, falsificados ou suspeitos de falsificação, anunciou o Infarmed.
Em comunicado, o organismo que regula o sector informou que no ano passado foram retidas, devolvidas ou destruídas 460.936 unidades de medicamentos, no âmbito do protocolo de colaboração entre o Infarmed e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Destas unidades, 24.250 foram interceptadas no âmbito da operação internacional PANGEA, dos quais 57 produtos foram analisados pelo laboratório do Infarmed, que detectou 24 (42%) falsificados e/ou ilegais.
Segundo o Infarmed, os analgésicos passaram a ser a classe de medicamentos mais adquirida, passando de 6% a 16% do total, quando em 2012 a disfunção eréctil dominava o rol de medicamentos interceptados pela alfândega.
Os Estados Unidos passaram a ser o país com maior volume de aquisições, o que o Infarmed atribui, em parte, "à maior confiança na qualidade por parte dos consumidores".
Em áreas como a disfunção eréctil, continuam a dominar países como a índia ou Singapura.
"Os principais remetentes de medicamentos destinados ao emagrecimento são o Brasil, Índia ou China", refere este organismo do Ministério da Saúde.
Mais de 460 mil medicamentos interceptados no circuito ilegal
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.