Sábado – Pense por si

Lokiceratops. Nova espécie de dinossauro desenterrada nos Estados Unidos

Andreia Antunes
Andreia Antunes 21 de junho de 2024 às 18:46
As mais lidas

Esta espécie recém-descoberta é possivelmente a quinta espécie de Ceratops, que percorreram a Terra há cerca de 78 milhões de anos.

Lokiceratops. É a nova espécie de dinossauro que cientistas desenterraram num desfiladeiro de rochas com fósseis ao longo da fronteira das terras badlands do estado de Montana, nos Estados Unidos, e Alberta, no Canadá.

Sergey Krasovskiy/Handout via REUTERS

Este "novo dinossauro", que é possivelmente a quinta espécie da grande família de dinossauros com chifres, os Ceratops do final do período Cretáceo, que inclui o Triceratops, percorreu a Terra há cerca de 78 milhões de anos.

É conhecido como Loki, o deus do engano da mitologia nórdica, devido às suas características físicas, por, tal como a divindade, que segura umas lâminas, a espécie recém-descoberta continha dois "cornos nasais grandes em forma de lâmina", semelhantes aos das renas, e ainda uma penugem espalhada à volta de algumas partes da cabeça e do pescoço.

"Está a tornar-se mais claro que [os dinossauros com chifres] usavam estas [características ósseas] como ornamentos, para atrair parceiros ou intimidar rivais da mesma espécie", referiu Mark Loewen, um dos paleontólogos que contribuiu para o artigo sobre a descoberta na revista PeerJ.

O Lokiceratops também tem uma grande semelhança com outras espécies descobertas na região, como o Medusaceratops ou outros membros da família Ceratops encontrados nas proximidades, como o Wendiceratops e o Albertaceratops, pelo facto de serem todos grandes herbívoros com características semelhantes. No entanto, esta nova espécie é "pelo menos 20% maior do que os adultos conhecidos do Medusaceratops", de acordo com artigo da PeerJ.

Apesar das semelhanças, alguns cientistas discordam que o Lokiceratops, e os outros membros da família Ceratops encontrados nas proximidades, sejam espécies diferentes, defendendo que são evoluções da mesma espécie.

Em comparação com os animais dos dias de hoje, o museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia referiu que esta espécie de dinossauros pode ser comparada a "elefantes ou rinocerontes, que são grandes herbívoros em manadas que dependiam de chifres e atitude para se protegerem".

Artigos Relacionados