Sábado – Pense por si

Ispa vai disponibilizar consultas de psicologia a €10

Gabriela Ângelo 09 de janeiro de 2025 às 07:00
As mais lidas

Projeto na área da responsabilidade social servirá para responder ao aumento da necessidade de apoio psicológico e para formar novos psicólogos.

O Ispa - Instituto Universitário, que foi a primeira instituição a ensinar psicologia em Portugal, vai disponibilizar consultas de psicologia pelo preço simbólico de €10. As consultas serão conduzidas por psicólogos clínicos em início de carreira e estagiários supervisionados, "garantindo um serviço de qualidade alinhado com as melhores práticas clínicas", aponta a instituição em comunicado. 

Getty Images

O projeto oferecido pela clínica Ispa surge em 2025 perante o aumento da necessidade de apoio psicológico acessível, contribuindo em simultâneo para a "formação de novos profissionais" e para o avanço do campo investigativo desta área, indica a instituição. 

As sessões destinam-se a maiores de 18 anos que precisem de apoio profissional para lidar com questões de saúde mental como ansiedade ou depressão, "mudanças de vida ou dificuldade nas suas relações interpessoais". 

Daniel Sousa, diretor da clínica Ispa, explica à SÁBADO que as sessões terão uma duração de 50 minutos "à exceção da primeira consulta", que poderá durar entre 1 hora ou 1h15. Na primeira sessão, "é preciso dar mais informações" e responder a questões que o paciente e o profissional possam ter. 

O baixo valor das consultas pode gerar desconfiança? "É natural que as pessoas possam ter questões", reconhece. "Quando vão a um psicólogo têm questões, o que é legítimo e natural, até porque há um conjunto de expectativas e dúvidas" e neste caso acontece o mesmo, considera Daniel Sousa. Por isso é que geralmente a primeira consulta acaba por exceder os 50 minutos estipulados, de forma a "clarificar essas questões". 

Quanto ao preço, o diretor da clínica clarifica ainda que as sessões "não são em contexto universitário", mas sim "na área da responsabilidade social", sendo o preço representativo da pesquisa que está a incorporar: "[As sessões] Estão envolvidas em projetos onde estarão a contribuir para o conhecimento da atividade clínica". Por exemplo, são gravadas porque "permitem estudar como os psicólogos interagem com os clientes, ajudando a identificar técnicas eficazes e estratégias de melhoria na prática clínica", segundo o site da clínica, mas o seu uso é feito "de forma controlada para supervisionar e formar novos psicólogos". 

Este serviço tem dois objetivos. Além de proporcionar apoio psicológico, promove também o "desenvolvimento de boas práticas clínicas", criando um espaço para desenvolvimentos no campo investigativo de psicologia clínica, nomeadamente "sobre o que promove bons resultados clínicos", adianta Daniel Sousa.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.