Sábado – Pense por si

Investigadores desvendam razão da diferença de altura entre homens e mulheres

Gabriela Ângelo 21 de maio de 2025 às 07:00
As mais lidas

Um grupo de cientistas norte-americanos chegou à conclusão que o gene SHOX é o culpado pela diferença.

Em Portugal a diferença da altura média entre os homens e as mulheres é de 9,9 centímetros, mas no geral, esta diferença alcança proporções mais elevadas, chegando aos 12 centímetros. Mas porquê que em geral os homens são mais altos do que as mulheres?

Thomas Trutschel/picture-alliance/dpa/AP Images

Um novo estudo científico publicado na segunda-feira no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS, sigla em inglês), explica uma alteração genética através da análise de dados de um milhão de pessoas, que pode justificar esta diferença de altura.

Em causa está um gene apelidado de SHOX, que está associado com a altura e presente tanto nos cromossomas X como nos Y. Os investigadores já suspeitavam que o SHOX pudesse justificar esta diferença de alturas, mas encontraram um problema com esta teoria. Uma vez que o SHOX está presente nos cromossomas X e Y, ele teria de ter um efeito diferente em ambos para provocar um aumento da altura nos homens.

Para testar esta hipótese, a equipa questionou se um cromossoma Y a mais impulsionava a altura de uma pessoa, mais do que um cromossoma X a mais. Para encontrar pessoas com uma condição onde nascem com um cromossoma X ou Y a mais, ou a menos. De forma a analisar os dados desses casos, os cientistas tiveram de recorrer a amostras biológicas de biobancos, um do Reino Unido e dois norte-americanos, assim como outras infraestruturas de armazenamento de amostras biológicas.

Com dados equivalentes a um milhão de pessoas, os cientistas conseguiram encontrar pouco mais de 1.200 casos com um cromossoma X ou Y a mais ou a menos. Algumas destas condições, como nas pessoas com um X e sem um Y, estão ligadas a problemas de saúde e em alguns casos a uma altura reduzida. Foi então que descobriram que de facto, um cromossoma Y a mais fornecia mais altura do que um cromossoma X a mais, comprovando a teoria inicial.

Matthew Oetjens, um investigador de genética na Universidade Geisinger de Ciências da Saúde em Pennsylvania, explica ao jornal norte-americano The New York Times que a localização do gene SHOX está perto da ponta dos cromossomas. Nas mulheres, a maioria dos genes presentes em um dos dois cromossomas X fica silenciado ou inativo. Mas uma região onde os genes permanecem ativos é mesmo na ponta do X e o SHOX está perto o suficiente da ponta para não ser completamente silenciado. Nos homens, o SHOX no cromossoma X está completamente ativo, assim como no cromossoma Y.

Isto significa que nas mulheres haverá uma dose mais reduzida do gene SHOX do que nos homens. Como resultado, os homens recebem um efeito do SHOX mais ativo, contribuindo para a sua altura.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro