A missão foi cancelada menos de uma hora antes do horário previsto de lançamento. Índia quer ser o quarto o país a enviar humanos ao espaço, missão que pretende realizar até 2022.
A missão 'Chandrayaan-2' à Lua — a segunda projetada pela Índia — foi cancelada menos de uma hora antes do horário previsto de lançamento, este domingo. Estava planeada para as 22h21 de Lisboa, 2h51 de segunda-feira na base de Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.
De acordo com o porta-voz da Organização de Investigação Espacial da Índia (IRSO), citado pela agência Associated Press, foi detetado um "problema técnico" no sistema do veículo de lançamento, de 640 toneladas. A mesma fonte referiu que será anunciada em breve uma nova data para lançamento da missão à Lua.
A nave não tripulada 'Chandrayaan-2' deveria alunar em 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A nave indiana, com 3,8 toneladas, integra um robô que irá explorar a superfície lunar e que, durante a sua vida útil, irá percorrer 500 metros, assim como um módulo que estará em órbita durante um ano.
Depois da 'Chandrayaan-2', a Índia pretende tornar-se no quarto o país a enviar humanos ao espaço, missão que pretende realizar até 2022.
Os Estados Unidos, que assinalam este ano o 50.º aniversário da missão que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua, estão a preparar uma nave espacial tripulada que deverá ser enviada ao polo sul da superfície lunar até 2024.
A primeira missão da Índia à Lua foi realizada em 2008 e, entre 2013 e 2014, o país colocou um satélite em órbita ao redor de Marte, tendo esta sido a sua primeira missão interplanetária.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.