Sábado – Pense por si

Hepatites agudas em crianças: "Em Portugal não há registo de casos, mas poderá estar para breve" 

Márcia Sobral
Márcia Sobral 21 de abril de 2022 às 07:00

A maioria das crianças infetadas tem entre 1 e 10 anos, queixam-se de dores gastrointestinais, abdominais, diarreia, vómitos e alguns pacientes tiveram mesmo de receber transplantes hepáticos.

Dezenas de crianças, um pouco por toda a Europa, estão a apresentar casos de hepatites agudas, o que já levou à emissão de alertas da OMS e do ECDC. ÀSÁBADO Rui Tato Marinho, diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, e Luís Varandas, Coordenador do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, explicam como este vírus pode vir a afetar as crianças em Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.