Sábado – Pense por si

Filha impedida de visitar o pai internado com cancro

Susana Lúcio
Susana Lúcio 04 de fevereiro de 2022 às 06:00

A pandemia impediu o diagnóstico precoce de cancros e vai provocar o aumento das mortes provocadas pela doença durante os próximos cinco anos. Está a afetar ainda o apoio familiar aos doentes. Ana Saldanha denuncia as dificuldades que está a ter para acompanhar o pai, internado no SAMS.

Morreram 30.168 pessoas com cancro em Portugal, em 2020. Mais 1.704 doentes do que no ano anterior ao início da pandemia de covid. E os óbitos vão aumentar nos próximos anos, garante a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Mas o impacto da pandemia verificou-se também no apoio familiar aos doentes, fundamental no tratamento desta doença crónica. Durante meses, em 2020, os doentes internados não puderam receber visitas devido ao receio de contágio. E em alguns hospitais, ainda não o podem fazer todos os dias, como é o caso do SAMS, denuncia Ana Saldanha, filha de um doente aí internado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.