Sábado – Pense por si

Esta noite vai poder ver cinco planetas alinhados

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 28 de março de 2023 às 21:23
As mais lidas

Os planetas não se vão aproximar mais do que o comum nem sair da sua órbita. Este fenómeno ocorre apenas porque todos estes planetas estão a orbitar no mesmo lado do Sol do que a Terra.

Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano e Marte vão alinhar-se esta noite num "desfile planetário", conforme é conhecido o fenómeno.

Os cinco planetas vão ficar reunir-se no horizonte ocidental para uma breve, mas extraordinária exibição que pode ser vista em quase todos os pontos do planisfério.

Apesar da noite desta terça-feira ser o momento em que o fenómeno vai ser mais visível é esperado que na alguns dos planetas fiquem visíveis durante as próximas duas semanas. Júpiter, Vénus e Marte serão os mais fáceis de identificar, Marte vai ter um brilho avermelhado e será o planeta mais próximo da lua já Mercúrio e Urano apenas vão ser visíveis com o auxílio de binóculos.

Os planetas não se vão aproximar mais do que o comum nem sair da sua órbita. Este fenómeno ocorre apenas porque todos estes planetas estão a orbitar no mesmo lado do Sol do que a Terra.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.