Resultados idênticos aos encontrados em Espanha foram detetados pela Deco. A associação de defesa do consumidor denunciou caso ao Infarmed e aguarda resultados de testes.
A associação de defesa do consumidor de Espanha pediu a retirada do mercado de protetores solares para crianças por alterações no fator de proteção anunciado, resultados idênticos aos encontrados pela Deco e que foram comunicados ao Infarmed.
Em Espanha, segundo o jornalEl Pais, foram detetadas desconformidades nos protetores solares para crianças da ISDIN e da Babaria, que apresentavam uma proteção (50+) superior aos resultados do teste em laboratório e a associação espanhola (Organização de Consumidores e Utilizadores - OCU) pediu a retirada do mercado em ambos os casos.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) testou também os dois produtos e encontrou inicialmente desconformidades em relação ao fator de proteção, motivo pelo qual repetiu o teste no caso do ISDIN, para o qual ainda não tem resultados.
No caso do Babaria, como associação não encontrou à venda em Portugal, não foi possível repetir o teste.
Fonte da Deco explicou que os produtos para teste são comprados "em economia de escala", entre todas as organizações congéneres, para poderem testar e apresentar resultados idênticos, exatamente dos mesmos produtos. Por isso, o primeiro teste ao Babaria foi feito também pela defesa do consumidor portuguesa, que depois não o conseguiu repetir pois não encontrou o protetor à venda em Portugal. O protetor da bavaria testado inicialmente estava à venda em Espanha.
Em declarações à Lusa, Rita Rodrigues, da Deco, explicou que "quando foram encontradas as desconformidades no protetor da ISDIN a Deco contactou a marca, que apresentou resultados diferentes, motivo pelo qual foi feito um novo teste"
"Ainda não há resultado final", disse a responsável, lembrando que pode tratar-se de uma desconformidade num determinado lote.
O protetor da ISDIN testado inicialmente tinha sido comprado em Espanha. Apesar disso, segundo a Deco, os resultados foram comunicados esta semana ao Infarmed.
Encontrados protetores solares com menos proteção do que anunciam em Espanha
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres