NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Resultados idênticos aos encontrados em Espanha foram detetados pela Deco. A associação de defesa do consumidor denunciou caso ao Infarmed e aguarda resultados de testes.
A associação de defesa do consumidor de Espanha pediu a retirada do mercado de protetores solares para crianças por alterações no fator de proteção anunciado, resultados idênticos aos encontrados pela Deco e que foram comunicados ao Infarmed.
Em Espanha, segundo o jornalEl Pais, foram detetadas desconformidades nos protetores solares para crianças da ISDIN e da Babaria, que apresentavam uma proteção (50+) superior aos resultados do teste em laboratório e a associação espanhola (Organização de Consumidores e Utilizadores - OCU) pediu a retirada do mercado em ambos os casos.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) testou também os dois produtos e encontrou inicialmente desconformidades em relação ao fator de proteção, motivo pelo qual repetiu o teste no caso do ISDIN, para o qual ainda não tem resultados.
No caso do Babaria, como associação não encontrou à venda em Portugal, não foi possível repetir o teste.
Fonte da Deco explicou que os produtos para teste são comprados "em economia de escala", entre todas as organizações congéneres, para poderem testar e apresentar resultados idênticos, exatamente dos mesmos produtos. Por isso, o primeiro teste ao Babaria foi feito também pela defesa do consumidor portuguesa, que depois não o conseguiu repetir pois não encontrou o protetor à venda em Portugal. O protetor da bavaria testado inicialmente estava à venda em Espanha.
Em declarações à Lusa, Rita Rodrigues, da Deco, explicou que "quando foram encontradas as desconformidades no protetor da ISDIN a Deco contactou a marca, que apresentou resultados diferentes, motivo pelo qual foi feito um novo teste"
"Ainda não há resultado final", disse a responsável, lembrando que pode tratar-se de uma desconformidade num determinado lote.
O protetor da ISDIN testado inicialmente tinha sido comprado em Espanha. Apesar disso, segundo a Deco, os resultados foram comunicados esta semana ao Infarmed.
Encontrados protetores solares com menos proteção do que anunciam em Espanha
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.