Sábado – Pense por si

E se as peças de LEGO ajudassem a construir abrigos para astronautas na Lua?

Tijolos semelhantes a LEGOS feitos em parte de pós de meteorito estão a ser usados testar ideias de habitats, plataformas e outras estruturas.

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) estão a usar tijolos feitos de pó de meteorito e semelhantes a peças de LEGO para trabalhar em desenhos para possíveis habitats, plataformas de lançamento e outras estruturas para astronautas na Lua, revelou a empresa.

LEGO

O projeto, que integra o programa Artemis da NASA, obtém os tijolos através de uma impressora 3D. Estes são feitos em parte do pó de um meteorito nomeado L3-6, que conta com 4,5 biliões de anos e que foi encontrado no noroeste de África em 2000.

Ainda que tenham sido desenvolvidos em pequena escala, o objetivo é perceber se no futuro poderiam ser utilizados na Lua como bloco de construção para abrigos.

Inicialmente, a equipa da ESA esperava utilizar materiais que existem na Lua para a construção destes tijolos, nomeadamente o regolito lunar, que resulta da fragmentação de rochas. Mas uma vez que existia apenas uma pequena amostra disponível na Terra recolhida durante a missão Apollo, os cientistas decidiram recorrer a um outro material muito semelhante - os meteoritos – que acabaram por ser transformados em pó e misturados com uma pequena quantidade de polilactídeo e simulador de regolito.

"As nossas equipas estão a trabalhar para o futuro das viagens espaciais e inspiram-se não apenas no que está acima de nós, mas também no que podemos encontrar na Terra. Nunca ninguém alguma vez construiu um estrutura na Lua, por isso, temos que descobrir não apenas como os construímos, mas também com o que os construímos, já que não podemos levar nenhum material connosco", explicou Aidan Cowley, cientista da ESA. "A poeira espacial podia ser transformada num tijolo semelhante a um LEGO, para que pudéssemos testar diferentes técnicas de construção. O resultado é incrível e, embora os tijolos possam parecer um pouco mais ásperos do que o normal, o mais importante é que a ligação dos blocos funciona, permitindo-nos brincar e testar os nossos projetos."

Para mostrar o papel fundamental destes tijolos no desenvolvimento de uma potencial infrestrutura lunar, a LEGO decidiu expor 15 destes blocos espaciais em diferentes lojas do Lego, espalhadas um pouco por todo o mundo, como nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Dinamarca, Espanha e Austrália. Os blocos estarão em exibição até 20 de setembro e o objetivo é incentivar as crianças a construírem os seus próprios abrigos lunares.

"Descobrimos recentemente que o espaço continua a ser uma área de enorme curiosidade, com 87% das crianças da Geração Alfa [os nascidos a partir de 2012] interessadas em descobrir novos planetas, estrelas e galáxias. Com a equipa da ESA a utilizar o LEGO System-in-Play para fazer avançar as viagens espaciais, mostramos às crianças que o céu é realmente o limite quando se trata de construir peças LEGO, e esperamos que encoraje as crianças a construírem os seus próprios abrigos espaciais", confessou Daniel Meehan, líder criativo do LEGO Group.

Artigos Relacionados