Covid-19: O que são e para que servem os testes serológicos?

Covid-19: O que são e para que servem os testes serológicos?
Lucília Galha 22 de abril de 2020

Alemanha, Luxemburgo e França querem usar estes testes como meio para preparar a saída da quarentena. A SÁBADO explica-lhe porque são importantes.

Tendo-se evitado o descontrolo é preciso agora passar à segunda fase: como solucionar a pandemia? "A gente sabe que este é um vírus respiratório, que se transmite por contato próximo, por inalação, entra nas pessoas por via aérea. Se proibirmos os contatos entre as pessoas vamos controlar a pandemia. O problema foi identificado e sabíamos qual a solução para ganhar tempo. Agora é preciso resolver a pandemia", diz à SÁBADO o virologista Pedro Simas. E como? Os testes serológicos é que nos vão dar respostas, acreditam os especialistas. 

Arrancaram esta terça-feira, dia 21, no Hospital de Santa Maria os testes serológicos a doentes e a profissionais de saúde "para aferir o grau de exposição ao novo coronavírus". Saiba o que são estes testes, porque são tão importantes e que respostas nos podem dar. 

O que são testes serológicos?
São testes que medem se uma pessoa tem anticorpos específicos para um microrganismo, neste caso o coronavírus, no sangue. Só tem anticorpos quem já contactou com o vírus, ou seja, quem foi infetado.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais