Sábado – Pense por si

Covid-19: Aluno infetado na Escola Alemã de Lisboa põe três turmas em quarentena

07 de setembro de 2020 às 21:23
As mais lidas

Depois de testados, os cerca de 70 alunos vão permanecer em isolamento profilático durante pelo menos 14 dias, mesmo que o resultado seja negativo.

Três turmas da Escola Alemã de Lisboa estão em isolamento profilático, depois de, no sábado, ter sido confirmado um caso de infeção, confirmou hoje a instituição.

A notícia foi avançada pelo jornal Público e confirmada à Lusa pelo gabinete de comunicação da instituição, que adiantou, no entanto, que não se trata de um contágio em ambiente escolar.

"Foi um aluno que, durante as férias, teve contacto com outra família. Foi à escola no primeiro dia de aulas e depois soube-se que alguém dessa família estava infetado", explicou a assessora de comunicação da escola, Rita Dantas.  

A confirmação do caso foi dada no sábado e, no mesmo dia, os encarregados de educação das três turmas do mesmo ano, que a escola não quis identificar, foram informados de que a partir de hoje voltariam a ficar em casa. 

"Falámos com a delegada de saúde, que decidiu fechar a 'bolha', três turmas desse ano que ficam todas em quarentena e os alunos vão ser todos testados", adiantou Rita Dantas.

Depois de testados, os cerca de 70 alunos vão permanecer em isolamento profilático durante pelo menos 14 dias, mesmo que o resultado seja negativo, até que a delegada de saúde autorize o regresso à escola.

As turmas já começaram, entretanto, as aulas à distância, mantendo os mesmos horários definidos para as atividades presenciais.

Além deste aluno, o Público adianta ainda que foi confirmado um segundo caso, tratando-se de um trabalhador de uma empresa concessionária, que foi testado mesmo antes do início do ano letivo e, por isso, não chegou a ter contacto com os alunos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.