Sábado – Pense por si

Como reduzir a transmissão do vírus em espaços fechados?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 31 de março de 2021 às 20:00

O risco de transmissão da covid-19 aumenta exponencialmente em ambientes fechados e o uso de máscara não chega para reduzir a zero o risco de ser infetado. OMS começou por descartar a transmissão pelo ar, recuou e agora apresenta guias de renovação do ar de espaços interiores. Mas especialistas defendem que só isso não chega.

A maneira como a covid-19 se propaga é tema de debate desde março do ano passado, mas o melhor método de combater o vírus continua por descobrir - ou aplicar. No início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o vírus não era transmitido pelo ar, apenas através de tosse ou espirros, mas recuou três meses depois. A exposição ao vírus em espaços fechados aumenta exponencialmente o risco de ser infetado e ajuntamentos em espaços interiores são a principal razão para o crescimento de casos. Estudos apontam o uso de máscara e a ventilação de edifícios como as maneiras mais fáceis de baixar o risco de ser infetado, mas a última continua a ser esquecida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.