Sábado – Pense por si

Como perder até 18 quilos em 4, 8 e 12 semanas

Susana Lúcio
Susana Lúcio 03 de julho de 2019 às 19:58

Onze especialistas em nutrição e exercício físico fizeram para a SÁBADO sete planos diários de dietas diferentes. Escolha também o guia semanal que melhor se adapta aos seus objetivos e estilo de vida.

Se está a ler este artigo é porque já tem um dos fatores mais importantes para conseguir emagrecer: motivação. Mas isso não basta. "Temos de perceber as razões por trás da motivação. Se forem de natureza externa - como alguém que nos pressiona a emagrecer - a mudança pode ocorrer, mas não vai manter-se a longo prazo", explica àSÁBADOa psicóloga Marlene Silva, que integra o grupo de investigação Atividade Física, Nutrição e Obesidade (PANO) da Faculdade de Motricidade Humana. O projeto, que inclui nutricionistas, psicólogos e especialistas em fitness para a saúde, estudou a motivação e a autorregulação dos comportamentos no controlo do peso e concluiu que a maioria das pessoas que consegue emagrecer volta a engordar ao fim de dois a cinco anos. "A evidência é clara: apenas quando se perde peso por razões pessoalmente relevantes, que vão além da imagem - como ter mais energia ou querer viver mais anos para estar com os filhos - é que se consegue alterar comportamentos e manter o peso perdido", garante Marlene Silva.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.