Sábado – Pense por si

Cientistas encontram outro sistema solar na Via Láctea cujas estrelas poderão explodir

Carolina R. Rodrigues 20 de novembro de 2018 às 19:45

As estrelas poderão provocar uma explosão de raios gama, um dos eventos mais energéticos e perigosos do Universo. Esta, porém, não irá afectar a Terra.

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um sistema solar dentro da Via Láctea, algo que não é invulgar tendo em conta que se estima que existem mais de 200 biliões de estrelas no Universo, segundo a NASA. O factor extraordinário deste sistema solar em particular é que este está "apenas" a 8 mil anos-luz de distância da Terra e é o primeiro encontrado por cientistas que poderá produzir uma explosão de raios gama, um evento astronómico perigoso devido à energia que é libertada e que ocorre quando uma estrela atinge o estágio final da sua evolução e morre (a supernova) – é a maior explosão que acontece no espaço.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.