
Descoberta pode esclarecer sobre a formação do Sistema Solar
Presença de monóxido e dióxido de carbono em objetos estelares distantes é "impressionante". Área de investigação continua com "muitas pontas soltas".
Presença de monóxido e dióxido de carbono em objetos estelares distantes é "impressionante". Área de investigação continua com "muitas pontas soltas".
A temperatura na superfície de Ganimedes "varia fortemente ao longo do dia e, por volta do meio-dia, perto do equador, pode-se tornar suficientemente quente para que a superfície gelada liberte algumas pequenas quantidades de moléculas de água".
Cientistas quiseram confirmar a existência de um lago salgado e acabaram a descobrir mais três. Ainda assim, há cientistas que duvidam da descoberta.
Fosfina foi encontrada nas nuvens do planeta e em quantidades que indicam que pode estar a ser produzida por microorganismos. Portuguesa faz parte da equipa de investigação.
Cisão do sistema solar ocorreu após a formação do Sol e teve grandes efeitos na formação de planetas e asteróides. Assim se formaram planetas rochosos, como Terra e Marte, e planetas gasosos, como Júpiter e Saturno.
A sonda Voyager 2, a segunda da NASA a entrar no espaço interestelar, emitiu um sinal fora do Sistema Solar.
O cometa, batizado como "2I/Borisov", em homenagem à pessoa que primeiro o detetou, é formado essencialmente por poeira ligeiramente avermelhada, na cauda, tendo o seu núcleo sólido cerca de um quilómetro de raio.
O K2-18b foi avistado pela primeira vez em 2015, tem o dobro do tamanho da Terra e é agora o planeta mais habitável para lá do Sistema Solar.
Com uma massa cerca de 3 mil vezes maior do que a da Terra, o novo planeta foi detetado na órbita da estrela Beta Pictoris - quase a 600 biliões de quilómetro do nosso planeta.
Físicos sugerem num estudo que a Teoria da Relatividade Geral de Einstein poderá não ser a única forma de explicar como funciona a gravidade ou como se formam as galáxias.
As estrelas poderão provocar uma explosão de raios gama, um dos eventos mais energéticos e perigosos do Universo. Esta, porém, não irá afectar a Terra.
A explosão de raios-gama, associada a supernovas (explosão de estrelas moribundas), é considerada a explosão mais energética do Universo.
Sistema estelar binário está localizado a cerca de 8.000 anos-luz da Terra e foi detetado por uma equipa internacional de astrónomos.
Astrónomos chineses descobriram uma estrela gigante rica em lítio, um dos elementos químicos considerados presentes no início do Universo.
Há dois mil milhões de anos, a galáxia Andrómeda terá despedaçado uma galáxia vizinha, a M32p. Agora, a nossa Via Láctea pode ser a próxima.
Através de dados da sonda Galileo e do telescópio Hubble, a NASA descobriu plumas gigantes de vapor de água na superfície gelada de Europa.