Sabe o que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica?

Sabe o que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica?
Vanda Marques 21 de novembro de 2018

Nos próximos dois anos, prevê-se que esta seja a terceira principal causa de morte mundialmente e atinge cerca de 14% dos portugueses. Hoje é o Dia Mundial que alerta para a importância de um diagnóstico atempado.

No Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica falámos com a médica Paula Simão, assistente graduada sénior de Pneumologia Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e o médico João Carvalho, assistente de Pneumologia do Hospital Pulido Valente, sobre o impacto que esta doença tem na qualidade de vida das pessoas e da importância de um diagnóstico atempado. O lema da campanha - "Nunca é cedo de mais, nunca é tarde" - refere-se ainda ao facto de a maioria dos doentes serem diagnosticados tardiamente.

Os médicos referem ainda que existe um tratamento pioneiro e inovador em Portugal: a Reabilitação Respiratória Domiciliária. Mas a mudança de hábitos ainda é fundamental. É que 10% a 15% dos fumadores irão sofrer de DPOC, bem como pessoas com exposição ao fumo do tabaco. A DPOC que afecta 14,2% dos portugueses com mais de 40 anos

Quais são os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)? A que sinais devem estar atentas as pessoas? 
Paula Simão (P.S.): A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma patologia que ao longo dos anos apresenta uma evolução que limita muito as actividades de vida diária das pessoas, acabando por levar a um quadro de grande incapacidade. Os sintomas de alerta são a falta de ar, tosse, expectoração e cansaço com os esforços que se vão tornando cada vez mais frequentes e presentes no dia a dia à medida que a doença evolui.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais