Sábado – Pense por si

Crianças submetidas a ciclos de quimio excessivos enquanto esperam transplante

Lucília Galha
Lucília Galha 18 de fevereiro de 2025 às 23:00

Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.

Tem apenas 4 anos. mas os pulmões “de um velho”, compara o pai. Está longe de ser uma criança normal, os tratamentos de quimioterapia afetaram-lhe a função respiratória. Cansa-se muito, está sempre a adoecer e as infeções repetidas levam-no demasiadas vezes ao hospital. No ano passado, quase não pôde festejar o Natal em casa – ficou uma semana a receber oxigénio. Não pode ir à escola nem sair de casa só se for ao ar livre e sem ninguém na rua. E mesmo estando resguardado, ao fim do dia, tem uma respiração tão ofegante que se veem as costelas a contraírem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.