Sábado – Pense por si

Crianças submetidas a ciclos de quimio excessivos enquanto esperam transplante

Lucília Galha
Lucília Galha 18 de fevereiro de 2025 às 23:00

Não são só os elevadores que impedem a realização dos transplantes nas crianças, há falta de camas e de profissionais. Cinco pais relatam à SÁBADO a sua angústia.

Tem apenas 4 anos. mas os pulmões “de um velho”, compara o pai. Está longe de ser uma criança normal, os tratamentos de quimioterapia afetaram-lhe a função respiratória. Cansa-se muito, está sempre a adoecer e as infeções repetidas levam-no demasiadas vezes ao hospital. No ano passado, quase não pôde festejar o Natal em casa – ficou uma semana a receber oxigénio. Não pode ir à escola nem sair de casa só se for ao ar livre e sem ninguém na rua. E mesmo estando resguardado, ao fim do dia, tem uma respiração tão ofegante que se veem as costelas a contraírem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro