Sábado – Pense por si

Cancro do colo do útero pode tornar-se raro em Portugal

Susana Lúcio
Susana Lúcio 23 de janeiro de 2019 às 07:00

Mais de 90% das portuguesas até aos 27 anos estão vacinadas contra o vírus do papiloma humano, o principal responsável pelo cancro do colo do útero. "O problema é o programa Erasmus, as francesas não estão vacinadas", explica o professor Carlos de Oliveira, antigo director do Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra

Todos os anos surgem em Portugal 1.000 novos casos de cancro do colo do útero. A doença é provocada pelo vírus do papiloma humano (HPV) que, por não provocar sintomas, torna a doença silenciosa. Na Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero saiba mais sobre a doença com o ginecologista Carlos de Oliveira, antigo diretor do Serviço de Ginecologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra atualal presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.