Sábado – Pense por si

Quando as células que defendem o organismo provocam cancro

Susana Lúcio
Susana Lúcio 02 de abril de 2019 às 07:00

O mieloma múltiplo é o segundo cancro do sangue mais comum e afeta cerca de 300 pessoas todos os anos em Portugal. Incurável, apenas 47% dos doentes sobrevive ao fim de cinco anos doente

Os médicos ainda não sabem por que razão o plasmócito, as células de defesa do organismo no sangue, se multiplicam descontroladamente originando cancro. Quando isso acontece, surgem dores nos ossos, fraturas, anemia e insuficiência renal - sintomas que dificultam o diagnóstico. O mieloma múltiplo é mais comum entre a população com 50 a 70 anos e é fatal para mais de metade dos doentes. O médico do serviço de oncohematologia do Instituto Português de Oncologia de Porto, Sérgio Chacim, falou sobre a doença à SÁBADO. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.