Sábado – Pense por si

Adoçantes aumentam o risco de cancro

Sónia Bento
Sónia Bento 28 de julho de 2023 às 20:00

Uma investigação da OMS concluiu que o aspartame, substância utilizada para substituir o açúcar nos produtos light, tem potencial cancerígeno. No entanto, o seu consumo diário é seguro.

A Agência Internacional de Investigação em Cancro reuniu um grupo de 25 especialistas de 12 países para analisar a evidência científica disponível - considerando estudos mecanísticos, em humanos e em animais - sobre o potencial cancerígeno de três substâncias: metileugenol, o isoeugenol e o aspartame. Segundo a análise, a maior preocupação é o aspartame, o chamado "adoçante artificial" que foi considerado como possivelmente carcinogénico para humanos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.