Sábado – Pense por si

A primeira imagem de um buraco negro virou filme

Diogo Camilo
Diogo Camilo 24 de setembro de 2020 às 16:20

Sequência mostra como o contorno do buraco negro muda ao longo dos anos, desde 2009 até 2017, à medida que a gravidade vai movimentando tudo o que está à volta da região do espaço da qual nada nem ninguém consegue escapar - nem a luz.

A primeira imagem de um buraco negro foi divulgada em abril do ano passado - e agora virou filme. A sequência de imagens recolhidas durante 13 anos de observação por parte da colaboração internacional Event Horizont Telescope mostra como o contorno do buraco negro muda ao longo dos anos, desde 2009 até 2017, à medida que a gravidade vai movimentando e engolindo tudo o que está à volta da região do espaço da qual nada nem ninguém consegue escapar – nenhuma partícula, nenhuma antipartícula e nem a luz em si.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.