Sábado – Pense por si

Estas cinco pessoas fizeram uma cirurgia que lhes mudou a vida

Lucília Galha
Lucília Galha 23 de março de 2018 às 07:00

Joana já consegue ter relações sexuais com homens, Félix vai fazer uma caminhada de 200 km, João preservou as feições, Maria livrou-se do cancro e espera usar decotes no Verão e Teresa perdeu a pessoa que "carregava ao colo". Conheça as suas histórias.

O coração de Teresa estava a ceder. Mede 1,64 metros e chegou a pesar 140 quilos; Félix tinha de racionar o ar que tinha para respirar. Frequentava um ateliê de pintura, só para lavar os pincéis demorava 30 minutos. Tem um doença genética que lhe destruiu os pulmões; Joana (nome fictício) nasceu com identidade masculina e só no Carnaval, mascarada de mulher, se sentia "normal". Ninguém no sítio onde vive sabe que ela é transexual, nem o namorado; João teve um tumor no nariz que o podia ter deixado desfigurado. Fez uma reconstrução completa da asa direita do nariz e levou mais de 100 pontos; e Maria está a reaprender a gostar do seu corpo e a fazer o luto daquela parte que mais gostava nela. Teve um cancro na mama esquerda e decidiu fazer uma mastectomia bilateral preventiva.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.