Secções
Entrar

Elon Musk e vários especialistas pedem uma pausa na inteligência artificial

Débora Calheiros Lourenço 29 de março de 2023 às 20:00

A interrupção seria de pelo menos seis meses para que as capacidades e perigos de sistemas como o Chat GPT-4 possam ser estudados.

Mais de mil especialistas em inteligência artificial juntaram-se num apelo para que haja uma pausa imediata de pelo menos seis meses na criação de inteligência artificial (IA). O que pedem é que nesse tempo sejam estudados os perigos e capacidades de sistemas como o Chat GPT-4.

Getty Images

O apelo é feito através de uma carta aberta assinada por nomes como Elon Musk, que é cofundador do laboratório de investigação responsável pelo Chat GPT e o Chat GPT-4, conhecido como OpenIA, e Steve Worniak, cofundador da Apple. Engenheiros das gigantes tecnológicas como a Microsoft, Meta, Google e Amazon também estão entre os signatários.

"Nos últimos meses, os laboratórios de IA travaram uma corrida para desenvolver e implantar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém - nem mesmo os seus criadores – conseguem entender, prever ou controlar de uma forma confiável. Sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos apenas quando estamos confiantes de que os seus efeitos serão positivos", refere a carta.

Os autores da missiva recordam ainda a posição do próprio cofundador da Open IA, Sam Altman, para justificar o apelo. Em fevereiro, Altman escreveu uma publicação onde refere que "em algum momento, pode ser importante obter uma revisão independente antes de começar o treino para sistemas futuros e concordar em limitar a taxa de crescimento da computação usada para criar novos modelos". Assim sendo, os especialistas consideram que foi atingido esse momento: "Nós concordamos. Esse momento é agora".

Se os investigadores não interromperem voluntariamente o seu trabalho em modelos mais avançados do que o GPT-4, os signatários acreditam que "os governos devem intervir".

Desde o lançamento do GPT-4 que a OpenIA tem adicionado recursos ao sistema de inteligência artificial para que este tenha a capacidade de pesquisar dados na internet, planear férias e até fazer as compras online. Nas próximas semanas e meses é ainda esperado que os investigadores descubram novas formas de melhorar as capacidades do programa para que responda a questões cada vez mais difíceis.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela