Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
21 de outubro de 2025 às 23:00

De falsos feministas está o inferno cheio

A proibição de usar burca nos espaços públicos, anunciada com uma defesa dos direitos das mulheres, é um instrumento de adicional opressão destas mulheres.

Enquanto feminista, nunca me verão defender, acriticamente, a burca como algo inócuo para os direitos das mulheres, como uma mera expressão da liberdade religiosa que, enquanto ocidentais, não podemos nem devemos julgar. Não tenho pudores motivados por relativismos culturais, até porque acredito que os direitos humanos não são uma invenção ocidental mas, antes, um chão comum que une os povos em torno do mínimo indispensável – o princípio da dignidade da pessoa humana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.