Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
23 de abril de 2025 às 23:00

O imenso adeus

Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar

DAQUI A DUAS SEMANAS leremos histórias sobre o ritual e a preparação da Capela Sistina para que os cardeais escolham o novo Papa. O assunto não chama apenas a atenção dos católicos – alastra para o mundo dos que não têm fé ou dos que têm outra religião. Faz parte dos elementos que constituem uma civilização, ou seja, um conjunto de procedimentos, operações, palavras e frases, modos de caminhar ou de tomar parte numa decisão. Periodicamente, a Capela Sistina é o palco invisível de um ritual secreto de que temos descrições mais ou menos precisas (em livros, filmes), mas de que não sentimos a respiração nem conseguimos reconstituir os conflitos ou as harmonias que permitem eleger um novo Papa. O conclave é fechado; não faz sentido que seja de outra maneira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.