Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
23 de abril de 2025 às 23:00

O imenso adeus

Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar

DAQUI A DUAS SEMANAS leremos histórias sobre o ritual e a preparação da Capela Sistina para que os cardeais escolham o novo Papa. O assunto não chama apenas a atenção dos católicos – alastra para o mundo dos que não têm fé ou dos que têm outra religião. Faz parte dos elementos que constituem uma civilização, ou seja, um conjunto de procedimentos, operações, palavras e frases, modos de caminhar ou de tomar parte numa decisão. Periodicamente, a Capela Sistina é o palco invisível de um ritual secreto de que temos descrições mais ou menos precisas (em livros, filmes), mas de que não sentimos a respiração nem conseguimos reconstituir os conflitos ou as harmonias que permitem eleger um novo Papa. O conclave é fechado; não faz sentido que seja de outra maneira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.