Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
03 de setembro de 2021 às 08:00

O cartão de pontos

Sendo o PS o partido que mais tempo permaneceu no poder em Portugal, é, logo, o partido que mais apaniguados, aprendizes, dependentes e ansiosos pode reunir num congresso.

A chamada "classe média", que nas eleições legislativas costuma votar ao centro, apreciou devidamente a sessão solene de Portimão, no fim de semana passado. Era uma cerimónia que, além de dirigentes do PS, reunia militantes de destaque do partido, mas também apaniguados, aprendizes, dependentes e ansiosos - quatro classes que coexistem laboriosamente em todos os partidos consoante a sua proximidade ao poder. Sendo o PS o partido que mais tempo permaneceu no poder em Portugal, é, logo, o partido que mais apaniguados, aprendizes, dependentes e ansiosos pode reunir num congresso, sobretudo em dois momentos cruciais: em véspera de eleições ou em cerimónias de entronização do chefe. Quando as duas circunstâncias convergem, é um festim gordo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.