Sábado – Pense por si

Um clarão no céu escuro

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas 14 de agosto de 2023 às 20:29

Se eu não fosse preguiçoso, teria subido à serra do Reboredo em abril passado, com os primeiros dias de céu limpo.

Se eu não fosse preguiçoso, como sou às vezes, teria feito como Camilo José Cela, um dos grandes escritores de viagem do nosso tempo (morreu em 2002) e, certamente, o maior da nossa península - e teria partido a pé, de mochila e botas, até ser devorado pelo calor e pela poeira. Cela percorreu os caminhos de todas as estações, de todas as orografias e de quase todas as suas memórias; de cada vez que folheio as páginas deVagabundo ao Serviço de EspanhaouDo Minho ao Bidasoaapetece partir. Mas, repito, sou preguiçoso e tenho problemas de articulações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.