Sábado – Pense por si

Viver na incerteza: filhos de pai incógnito queixam-se à SÁBADO

Raquel Lito
Raquel Lito 07 de fevereiro de 2017 às 18:00

Carla está decidida a confrontá-lo. Manuel quer prová-lo em tribunal. Maria do Céu desconfia, mas entretanto teve uma "discussão brava" com a mãe. Na semana em que o Ministério da Justiça revela os números de 2016 – 837 casos, quase o dobro do ano anterior –, a SÁBADO conta-lhe como é que os visados gerem a dúvida

Tanto secretismo à volta da paternidade da miúda quase fez estragos num casamento na Igreja dos Jerónimos. O escândalo foi provocado, acidentalmente, pela filha de um pai incógnito. Carla Guia Pinto, a menina das alianças, de vestido branco e franja à Beatriz Costa, então com 2 anos, aproximou-se do altar, em direcção ao tio, e chamou-lhe pai. A seguir, dirigiu-se à avó materna e tratou-a por mãe. Estupefacto, o padre pediu explicações. Ambos avançaram a versão oficial: o pai morrera na Guerra de Ultramar e apoiavam a mãe na educação da criança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.