Sábado – Pense por si

Um rei cruel ou estratega?

Vanda Marques
Vanda Marques 19 de março de 2025 às 23:00

Não queria a violência dos cruzados, mas sabia que precisava deles para vencer. O rei sabia fazer alianças – até com os mouros – para garantir que o seu reino crescia.

Mantenham vigor nas vossas mãos, pois o Senhor está convosco, uma vez que cada um de vós será capaz de abater cem.” Foi assim que Afonso Henriques se dirigiu aos homens escolhidos para a missão secreta. Em 1147, já como Rei – designado em 1140 Rex Portugallensis, depois da vitória na Batalha de Ourique, e reconhecido em 1143 pelo primo, o Rei de Leão e Castela, D. Afonso VII –, tinha de tomar Santarém, para conseguir conquistar Lisboa. O Sul era decisivo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.