Sábado – Pense por si

A conquista de Lisboa

Vanda Marques
Vanda Marques 19 de março de 2025 às 23:00

O Rei precisou da ajuda dos cruzados – e de muita persistência. Ao fim de um mês de cerco já havia fome. Em outubro marchou triunfal.

Atrás das muralhas da cidade de Lisboa viviam cerca de 25 mil pessoas. Afonso Henriques não tinha homens suficientes para a conquistar, precisou da ajuda dos cruzados, que vieram de diferentes pontos da Europa, após longas negociações. Inês Meira Araújo, investigadora da equipa de Património do Castelo de São Jorge, explica porque é que o castelo era tão importante. “Lisboa era uma cidade grande e importante do ponto de vista comercial. Mas estava muito bem defendida”, diz à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?