Sábado – Pense por si

Tragédia na escola de Castro Daire: o que terá levado ao suposto "pacto de morte"?

Raquel Lito
Raquel Lito 15 de outubro de 2025 às 23:00

Dois suicídios em quatro meses e várias tentativas, na mesma região, não são coincidência. As autoridades suspeitam de manipulação online ou jogo em rede. O pai de um dos jovens diz à SÁBADO que procura respostas, enfrentando um luto irreparável. Veja o vídeo.

O telemóvel estava ao seu lado, sem bateria. Provavelmente, teria registado imagens do fatídico momento de Gonçalo, ao início da madrugada de sexta-feira (19 de setembro), dias depois do começo do ano letivo. O aparelho está agora nas mãos das autoridades e servirá como elemento de prova para esclarecer o mistério do alegado “pacto de morte” entre os alunos da escola secundária de Castro Daire, no distrito de Viseu – a 29 de maio, um colega e amigo dele fez o mesmo, com contornos semelhantes; no fim de setembro, dias após a morte de Gonçalo, quatro colegas planearam a despedida, mas foram detetados a tempo pela mãe de um deles.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.