Sábado – Pense por si

Sardinha, ela pode desaparecer do prato

Lucília Galha
Lucília Galha 20 de março de 2024 às 23:00

As alterações climáticas podem introduzir mudanças na nossa dieta. Razão: com o aumento da temperatura do mar, espécies como a sardinha e a cavala tendem a migrar para águas mais frias.

Talvez nas próximas Festas de Santo António ainda não sinta a diferença, mas prepare-se: as sardinhas podem desaparecer da nossa dieta e a culpa é das alterações climáticas. Não são só as pessoas, os ecossistemas marinhos também sofrem com o progressivo aumento das temperaturas e uma das consequências diretas é a migração das espécies. “Estão habituadas a uma certa temperatura e quando esta sobe, como está a acontecer de forma generalizada, migram para zonas de temperaturas mais baixas”, explica Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.