Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO. É aqui que as Famílias Anónimas se sentem seguras

Leonor Riso
Leonor Riso 25 de dezembro de 2024 às 23:00

O grupo Famílias Anónimas apoia quem tem filhos com problemas de dependências. Assistimos a uma das reuniões semanais que ajudam estes pais a voltar a viver.

O chá é obrigatório em cada reunião semanal das Famílias Anónimas (FA) porque "ajuda a relaxar". Maria procura a chaleira e as saquetas no armário da sala cedida por uma igreja em Lisboa, de onde tirou também os cartazes que decoram as paredes e os livros divulgados por esta associação de familiares de dependentes de drogas, álcool e outras substâncias. "O objetivo é ajudar as pessoas que estão a sofrer por alguém que tem consumos, seja do que for", explica Manuel, presidente do Conselho Nacional de Serviço das FA. "As pessoas chegam destroçadas, completamente de rastos, só pensam no problema que têm em casa, seja a mulher, o marido, o filho."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro