NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Filme de Sérgio Tréfaut venceu o principal prémio da Academia Portuguesa de Cinema e conquistou ainda o prémio de melhor argumento adaptado. "Parque Mayer" valeu a António-Pedro Vasconcelos o galardão de melhor realizador.
O filme "Raiva", de Sérgio Tréfaut, conquistou o Prémio Sophia de melhor filme, da Academia Portuguesa de Cinema, e António-Pedro Vasconcelos, o de melhor realizador, na cerimónia realizada na noite de domingo no Casino Estoril.
A longa-metragem de Sérgio Tréfaut, que adapta o romance "Seara de Vento", de Manuel da Fonseca, num retrato da exploração do trabalho e de injustiça social, liderou a noite ao arrecadar seis prémios, entre os quais o de melhor atriz principal, Isabel Ruth, melhor ator principal, Hugo Bentes, melhor ator secundário, Adriano Luz, e melhor fotografia, Acácio de Almeida.
Filmado no Alentejo, a preto e branco, "Raiva" conquistou ainda o prémio de melhor argumento adaptado, para Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro, conseguindo assim a vitória na quase totalidade das principais categorias.
Quando da estreia do filme, em maio do ano passado, no festival IndieLisboa, Sérgio Tréfaut disse à agência Lusa que "Raiva" falava do abuso de quem detém toda a riqueza, sobre os que nada possuem.
"É um filme completamente fora de moda. Porque hoje em dia o assunto social relacionado com justiça social, ou com pobreza e com o abuso de poder por parte de quem tem dinheiro, está completamente fora de moda", por oposição a questões identitárias, raciais, sexuais. "A questão social e a pobreza não interessam a ninguém", mesmo que subsistam, disse então Sérgio Tréfaut.
Na contabilidade da noite, seguem-se os cinco prémios de "Soldado Milhões", de Jorge Paixão da Costa e Gonçalo Galvão Teles, sobre o soldado Aníbal Milhais, que combateu na Primeira Guerra Mundial. O filme conseguiu o pr+emio de melhor argumento original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), melhor montagem (João Braz), melhor som (Pedro Melo, Elsa Ferreira, Branko e Ivan Neskov), melhor direção artística (Joana Cardoso) e melhores efeitos especiais (Filipe Pereira e Manuel Jorge).
"Parque Mayer", de António-Pedro Vasconcelos, um filme de época sobre o teatro de revista e o Estado Novo, liderava a lista de nomeações, ao ser indicado para 15 prémios, mas conseguiu três: melhor maquilhagem e cabelos (Abigail Machado e Mário Leal) e melhor guarda roupa (Maria Gonzaga), além de melhor realização.
Nos agradecimentos, António-Pedro Vasconcelos dedicou o prémio ao produtor e realizador António da Cunha Telles, que definiu como responsável "por tudo o que se fez [de bom] em Portugal" no cinema "e tudo o que não se fez, porque não o deixaram fazer", recordando que o realizador de "O Cerco" não filma "há 13 anos", "porque não o deixam filmar".
Vasconcelos reclamou por isso "mais meios para o cinema português e outras políticas", "para que não se percam talentos", sobretudo "entre os mais novos".
Na sétima edição dos prémios Sophia, o prémio de melhor documentário em longa-metragem foi para "O Labirinto da Saudade", filme de Miguel Gonçalves Mendes sobre o pensamento do ensaísta Eduardo Lourenço.
Em curta-metragem, o melhor documentário foi "Kids Sapiens Sapiens", de António Aleixo, em que três miúdos falam sobre educação.
"Sleepwalk", de Filipe Melo, venceu o Sophia de melhor curta-metragem de ficção. Rodado nos Estados Unidos, o filme baseia-se numa banda desenhada concebida por Filipe Melo e Juan Cavia, para a revista Granta.
Como curta-metragem de animação foi distinguida "Entre Sombras", de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos. O filme foi nomeado para os Césares do cinema francês, em janeiro.
A série Sara, de Marco Martins e Bruno Nogueira, com Beatriz Batarda, exibida na RTP2 no ano passado, venceu o prémio de melhor produção televisiva de ficção.
Ana Bustorff, atriz secundária em "Ruth", de António Pinhão Botelho, a banda sonora de Manuel João Vieira, para "Cabaret Maxime", de Bruno Almeida, e a canção "Cudin", de Tibars (Miguel Moreira) e Vasco Viana, para "Djon África", de Joao Miller Guerra e Filipa Reis, foram outros distinguidos.
Os prémios Sophia de carreira, anunciados anteriormente, foram entregues aos atores Lia Gama e Pedro Éfe.
Os filmes vencedores (melhor filme, documentário de longa-metragem, melhores 'curtas' e prémio Sophia Estudante) serão exibidos na primeira edição da Festa do Cinema, a ocorrer em todo o país, nos dias 13 a 15 de maio.
A Festa do Cinema, com preços reduzidos em sala, terá este ano uma segunda edição, em outubro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.