NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
A 18 de junho, assinala-se o Dia Mundial deste prato japonês. Saiba mais sobre ele.
Sabia que a 18 de junho se celebra o Dia Internacional do Sushi? Quer goste do prato mais célebre da gastronomia japonesa, quer não, eis alguns factos que pode desconhecer.
Japoneses não comem assim tanto sushi
Ao contrário que muitos podem pensar, o sushi não é tão popular no Japão quanto no estrangeiro. É um prato típico do país, mas apenas mais um entre tempura (vegetais ou marisco fritos), tonkatsu (um prato de carne empanada) ou ramen (caldo de ossos de animal com macarrão e outros ingredientes), entre muitos mais, ressalva o site Traveller.
Prato remonta ao século VIII, mas arroz não era comido
O arroz e o peixe juntaram-se pela primeira vez no Japão no século VIII, mas o arroz só servia para conservar o peixe. O arroz fermentado servia para preservar o peixe e era deitado fora até ao século XV, quando o vinagre de arroz foi acrescentado ao arroz fermentado e comido, ao estilo namanare.
Sushi "moderno" foi inventado em 1824
Segundo o Traveller, o nigirizushi - o tipo de sushi que hoje comemos - foi inventado em 1824. Nesse ano, o chef Hanaya Yohei inventou uma técnica que juntava arroz temperado com peixe cru e outros tipos de produtos vindos do mar. Este estilo de sushi também se chamava Edomae zushi, para caracterizar que usava peixe e marisco vindos da baía de Tóquio: "Edo" significa cidade é o antigo nome de Tóquio e "mae" quer dizer "frente". De acordo com o site Sushi School, o estilo de cozinha Edo destaca-se por ser mais salgado e adocicado do que outros estilos de cozinha japoneses.
Restaurante com passadeira rolante? Só em 1958
Foi em Osaka, Japão, que abriu o primeiro restaurante com passadeira rolante tão associado ao sushi. Chamava-se Genroku Zushi. Contudo, a invenção só se espalhou no mundo inteiro após a Exposição Mundial do Japão em Osaka, em 1970: fez sucesso e inspirou vários restaurantes no estrangeiro.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.