A sua relação com a modelo iraniana e a sua viagem de férias ao Irão sem avisar o governo da Noruega levaram-no a abandonar a pasta das Pescas esta segunda-feira.
Per Sandberg, o ministro anti-imigração que se apaixonou por uma refugiada
"Raças, religiões e diferentes culturas não se misturam", afirmou em 2003 Per Sandberg, ministro das Pescas na Noruega, que se demitiu do seu cargo e de número dois do seu partido esta segunda-feira, depois de ser duramente criticado pelo seu relacionamento com Bahareh Letnes, uma modelo e empresária iraniana – e refugiada.
Assumidamente contra a imigração e os refugiados, a relação do político Sandberg com Letnes provocou polémica no país do norte da Europa. Os meios de comunicação locais e utilizadores de redes sociais relembraram o político do Partido do Progresso (FrP, sigla original) das suas declarações e posições sobre outras pessoas que estão na posição da modelo iraniana. Em 2002, Sandberg, com 58 anos, propôs parar completamente a imigração de pessoas fora da área de Schengen e, um ano depois, sugeriu que a "não mistura" de raças e culturas seria a única forma de alcançar uma "sociedade harmoniosa na Noruega". Depois, pediu que se passasse a introduzir pulseiras electrónicas a solicitadores de asilo para os impedir de fugir enquanto esperam que o processo seja concluído. Além disto, o político foi acusado de ter agredido um requerente de asilo em 1997.
Se as medidas propostas pelo político fossem aprovadas, a sua actual namorada teria de as cumprir: Letnes, que já representou o Irão em diversos concursos de beleza, saiu do país do Médio Oriente os 16 anos e pediu asilo ao país escandinavo três vezes, o que lhe foi recusado igual mesmo número de vezes. Foi obrigada a regressar ao Irão. Só em 2008 é que a modelo conseguiu ter o seu pedido aceite, baseado na ameaça de esta ser sujeita a um casamento forçado no Irão enquanto menor, por ordens do seu pai biológico.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.