Sábado – Pense por si

Pedro Strecht e os abusos na Igreja: "Os testemunhos transportam uma dor incalculável"

Raquel Lito
Raquel Lito 26 de janeiro de 2022 às 20:00

Há quem desabafe ao telefone, durante uma hora e meia. Outros falam em entrevistas presenciais, num apartamento sóbrio em Lisboa – e desenham lutas contra monstros. Segue o balanço das primeiras semanas da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos da Igreja.

Há cores quentes nas paredes, para ficarem acolhedoras. Um quadro incita à transformação: "A tua mente é uma coisa poderosa. Quando a preenches com pensamentos positivos, a tua vida começa a mudar" (tradução livre da mensagem impressa em inglês). É ali que vão chegando as vítimas, para se fazerem ouvir pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos da Igreja (entre 1950 e 2022), cuja estrutura foi anunciada em conferência de imprensa no passado dia 10. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.