Pedro Lima: Morte de ator é "duplo golpe na comunidade teatral"

Lusa 20 de junho de 2020
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de setembro
As mais lidas

"Perdemos um de nós. O Pedro vai faltar-nos no palco e nas plateias", disse Rodrigo Francisco.

O diretor artístico do Teatro de Almada, Rodrigo Francisco, considerou hoje que a morte de Pedro Lima é "um duplo golpe na comunidade teatral" do país.

Ator Pedro Lima
Ator Pedro Lima

"Para além das suas qualidades na vida e no palco, o Pedro era também um indefetível espectador de teatro: amava acompanhar o trabalho dos seus colegas, e raramente perdia uma oportunidade para assistir aos espetáculos que vinham de fora. Como artista e desportista que era, gostava de emular-se com os melhores", comentou Rodrigo Francisco à agência Lusa.

O diretor artístico do Teatro de Almada lembrou que naquela companhia Pedro Lima interpretou textos de Mamet, Hemingway, Vichnievski e Strindberg.

"Em todos os elencos que integrou, ofereceu-nos a sua alegria, o seu rigor, a sua generosidade, o seu carinho e a sua ímpar capacidade de trabalho. Perdemos um de nós. O Pedro vai faltar-nos no palco e nas plateias", disse Rodrigo Francisco, enviando condolências à família e amigos do ator.

Pedro Lima foi hoje de manhã encontrado morto na praia do Abano, em Cascais, segundo fonte da Autoridade Marítima.

Segundo a mesma fonte, pessoas próximas do ator manifestaram de manhã, cerca das 08:20, à PSP a sua preocupação pela ausência de Pedro Lima, por causa de uma carta deixada por este, tendo esta força de segurança alertado a Polícia Marítima e o capitão do Porto de Cascais acionado os meios de busca.

O corpo foi encontrado às 10:20 por elementos de uma lancha salva-vidas.

O ator Pedro Lima estava de momento a interpretar uma personagem na novela "Amar Demais", a ser transmitida pela TVI.

A TVI lamentou a "partida inesperada e brutal" do ator, considerando que este é um "dia chocante que abre uma tormenta de emoções e deixa um pesar enorme entre todos".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou as condolências à família de Pedro Lima, "o ator de quem todos gostávamos", que deixou "sempre uma imagem de ator disponível e de colega generoso".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais