Sábado – Pense por si

Para Ricardo, o Parkinson é só um contratempo

Lucília Galha
Lucília Galha 11 de abril de 2021 às 10:05

O empresário, que é portador da doença, vai dar a volta ao mundo numa autocaravana para dar a conhecer esta condição neurológica – que não é a mesma coisa que o Alzheimer, como ele também pensava –, e ainda espera conhecer o Michael J. Fox. Este domingo assinala-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

Uns meses antes de surgir a pandemia, Ricardo Oliveira, estava na Madeira para participar num rali. Pediu um atestado a uma amiga médica, para poder entrar na corrida, e foi com algum espanto que a ouviu dizer que ele não podia ir porque tinha Parkinson. Respondeu-lhe: "Tenho Parkinson, mas não estou inválido, mexo bem os braços e as pernas, tenho noção da velocidade." Arranjou outro médico que lhe passasse o documento e foi correr. "Andei a disputar com miúdos de 18 a 20 anos, taco a taco, sem qualquer problema. Ainda consigo fazer as coisas", diz à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.