Sábado – Pense por si

Pai de Joana Amaral Dias terá sido envenenado sete vezes. Mulher está a ser julgada

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 15 de outubro de 2023 às 10:52

A viúva do famoso psicanalista foi acusada de lhe dar medicamentos em excesso às escondidas. Meses antes dos problemas de saúde começarem, Amaral Dias doou parte dos bens aos filhos e à mulher. Joana Amaral Dias fala em exclusivo à SÁBADO sobre o caso: "Não se pode drogar as pessoas às escondidas."

No final de janeiro de 2018 o psicanalista Carlos Amaral Dias saiu de casa para uma consulta na Fundação Champalimaud. Com dificuldades de mobilidade, necessitou da ajuda dos bombeiros para se deslocar. Mas no percurso entre a zona do Marquês de Pombal, no centro de Lisboa e a zona ribeirinha, os bombeiros repararam no seu estado "quase comatoso". Contactaram imediatamente o 112 e levaram-no imediatamente para o hospital de São José onde ficou internado um dia até ser transferido para o Hospital dos Capuchos. Foi aí que a médica que o assistiu chamou os filhos do conhecido psicanalista para lhes mostrar as análises ao sangue que mostravam um volume anormal de benzodiazepinas (281ng/dl), um tranquilizante, quase seis vezes acima dos valores normais (50ng/dl).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.