Sábado – Pense por si

Os maiores vícios dos escritores

Vanda Marques
Vanda Marques 30 de dezembro de 2017 às 08:00

Pessoa era um bêbado, Kafka obcecado com o corpo, e Hemingway atormentava mulheres. Faça as palavras-cruzadas e adivinhe a que génio pertence cada loucura.

São 22 escritores, portugueses e estrangeiros, que descem do pedestal da alta literatura para aterrarem na tasca mais rasca deste planeta. Com cocktails de anfetaminas nas mãos, prostitutas no colo e a gastar tudo em jogo. Nada que os impedisse de criarOs Lusíadas,O ProcessoouO Velho e o Mar. "Os grandes escritores são os indivíduos mais trapalhões e confusos de todos os tempos em matéria de definição do que é o humano, e quanto mais trapalhões em definições sistemáticas do humano, maior a longevidade do seu sucesso literário." A frase é de André Canhoto Costa, doutorado em História, que gosta mais do lado B dos factos e escreveuOs Vícios dos Escritores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.