O PAN pode vir a presenciar um momento histórico na luta pela protecção animal. Esta quinta-feira, dia 22 de Dezembro, vai ser votada no parlamento a alteração do estatuto do animal no código civil. Trata-se de uma ideia que já reuniu consenso de todos os partidos na Comissão.
O animal não ganha personalidade jurídica como esta é definida no código civil, mas passará a ser considerado um ser sentiente e "objecto de relações jurídicas", surgindo como uma terceira figura jurídica ao lado das pessoas e das coisas.
Segundo o Deputado do PAN André Silva, trata-se de um momento importante na luta pelo direito dos animais. "Nós temo-los qualificado como coisas para os podermos tratar mal, mas isso mudou hoje", refere o Deputado do PAN. André Silva considera que assim será possível evitar situações em que a morte a tiro de um animal seja considerada apenas um dano.
"Esta mudança vai também permitir que a aplicação da lei de maus-tratos a animais de companhia tenha outra robustez", explica o Deputado do PAN. É um objectivo do PAN ver a violência contra os animais, a morte mesmo que sem maus-tratos e o abandono animal criminalizados. Estas propostas são apresentadas através do Projecto de Lei do PAN que será chumbado esta quinta-feira, 22 de Dezembro.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
mais votado Magda Gama21.12.2016
Clara Figueiredo22.12.2016
João Miguel Rodrigues22.12.2016
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.