Sábado – Pense por si

O que não sabe sobre a nova chef Michelin

Vanda Marques
Vanda Marques 05 de março de 2025 às 23:00

O prato preferido de Marlene Vieira é cabidela, no seu frigorífico nunca podem faltar ovos e coentros. Adora viajar para conhecer pratos e não vai repetir alforreca.

Quando recebeu a primeira estrela Michelin, Marlene Vieira, de 45 anos, quis deixar uma mensagem a todas as cozinheiras que são mães: “Não desistam.” Confessa que sente uma “grande responsabilidade” em ser a primeira mulher chef a receber uma estrela Michelin em 30 anos. “Eu sou mãe e falo com o conhecimento de causa. Sei que ser mãe é dos momentos mais importantes da nossa vida, mas difícil porque temos muitos sentimentos de culpa. Esta profissão implica estar fora de casa em horários que é suposto estar em casa. Tal como as médicas, as enfermeiras, bombeiras.” Como ultrapassa esse desafio? “Rodeando-me de amigos, da família, de uma rede.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.