Sábado – Pense por si

O que é a dismorfia de Zoom?

Sónia Bento
Sónia Bento 02 de dezembro de 2021 às 08:00

Transtorno provocado por horas de reuniões online, em que o rosto passa a ser visto de forma distorcida, com rugas, papos ou duplo queixo, leva a um aumento de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

A lista de queixas é grande. De rugas a flacidez, passando por olheiras e papos, duplo queixo, poros dilatados, falta de luminosidade e até o nariz e a testa que, de repente, parecem ter ficado maiores. Passar horas a olhar para o próprio rosto no ecrã durante videochamadas e reuniões por Zoom, no período de confinamento, provocou um efeito sem precedentes em muitas pessoas – dismorfia, ou seja, distorção da autoimagem. Está tudo concentrado no rosto. Este é um fenómeno que ganhou um nome – zoom boom – e que levou a um aumento expressivo de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?