Sábado – Pense por si

Morreu a artista plástica Helena Almeida

Helena Almeida tinha 84 anos. Foi uma das mais importantes artistas plásticas do século XX.

Morreu esta quarta-feira, aos 84 anos, Helena Almeida, uma das mais importantes artistas plásticas do século XX. A informação foi confirmada por fonte da galeria que a representava, a Galeria Filomena Soares à agência Lusa. 

Nascida em Lisboa, em 1934, Helena Almeida criou, a partir dos anos 1960, uma obra multifacetada, sobretudo na área da fotografia, tornando-se uma figura destacada no panorama artístico português contemporâneo.

A exposição "O Outro Casal. Helena Almeida e Artur Rosa", sobre a obra de Helena Almeida, centrada nos registos em que aparece com o marido, também artista, Artur Rosa, esteve patente desde Junho ao passado dia 09, na Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, em Lisboa.

Em Madrid foi inaugurada a mostra "Dentro de mim", de Helena Almeida, no passado dia 20, na galeria madrilena Helga de Alvear.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.